sábado, 3 de junho de 2017

Como escolher o protetor solar?

Olá meus amores!

O Verão está mesmo a chegar e acho que falar na proteção solar nunca é demais. Esta deve ser usada todo ano, no entanto agora é imperativa!
O problema é que a oferta é tanta que muitas vezes nem sabemos bem o que escolher ou quais as melhores opções de acordo com a nossa pele. Hoje vou tentar dar uma ajuda sobre os protetores solares de corpo e rosto.

Corpo



Aqui a variedade é tanta que qualquer pessoa fica confusa, há centenas de marcas, imensos fatores de proteção solar (FPS), que vêm em creme, loção, spray, gel e sabe-se lá mais o quê. Quantas vezes dou por mim no supermercado, nas farmácias e até nas perfumarias a pensar “E agora o que raio é que levo?” O que Convém começar por explicar que até o protetor mais baixo, como o FPS 15 dá uma proteção contra os raios UVB de mais de 93%, os FPS 30 sobe para os 97%, os FPS 50 tem proteção de 98% e os 50+ dão 99%. Ou seja, é importante deixar claro é que não existem protetores solares que protejam a pele a 100% por isso todas aquelas recomendações importantes de horários de exposição solar, uso de roupa, chapéus, etc nunca devem ser esquecidas, mas já lá volto.

 Sendo a proteção tão idêntica, que FPS é que devemos escolher?

Tudo depende da nossa pele, no entanto a ideia é simples, quanto mais clara a pele, maior deve ser o fator de proteção, por isso podemos (e devemos) começar o verão com um fator mais elevado e diminuir depois de já estarmos devidamente bronzeados.

FPS até 15
Para peles negras ou muito bronzeadas

FPS 15 a 30
Para peles um pouco morenas (Ideal para usar no fim do verão quando já estamos bronzeados. Pessoalmente é o que uso durante o Inverno também.)

FPS 30 a 50
Para peles mais claras, com tendência a queimar facilmente ou a ganhar sardas.

FPS 50+
Para peles muito brancas e sensíveis à exposição solar.


Rosto

Ora então e em relação ao rosto? Devemos usar um protetor específico?

Uma grande parte dos protetores solares dizem que podem ser aplicados no corpo e rosto. Nesse caso porque é que devemos gastar dinheiro noutro só para essa zona? A resposta é simples, a pele do rosto é bastante mais sensível e por norma requer cuidados específicos para cada tipo. A proteção é exatamente a mesma, o que muda é mesmo a textura e aí sim, devemos mesmo adaptá-la tal como fazemos com todos os outros produtos que usamos na face.

Pele mista a oleosa
Uma boa solução para controlar a oleosidade é o uso de protetor em gel ou gel-creme, que se apresentam como oil free, matificante, sem brilho ou de toque seco.

Pele seca ou sensíveis
O truque neste caso é o contrario da anterior. Os cremes e loções e hidratantes, cremosos e nutritivos são a melhor aposta.

Pele normal
Costumo dizer que são as peles sortudas que podem usar tudo. Neste caso não há necessidade de usar gel ou cremes nutritivos, bastando o creme ou loção normal, embora possa usar também os sprays.

Posto isto, penso que a escolha ficará agora um pouco mais fácil. No entanto nunca é demais deixar aquelas regras básicas:

  • O protetor deve ser sempre aplicado cerca de meia hora antes da exposição solar.
  • Deve-se evitar sempre a hora de maior calor, entre o meio dia e as 4 da tarde.
  • Convém escolher protetores à prova de água, mesmo não estando na praia, já que resistem melhor à transpiração.
  • O protetor deve ser aplicado a cada 2 horas. Pessoalmente aplico também depois de cada ida à água, mesmo sendo à prova de água.
  • Como disse antes, a proteção não é a 100%, não se esqueçam de usar chapéu, t-shirt, óculos ou tentar arranjar locais com sombra
  • Depois da exposição solar convém usar um after sun.
  • E já agora, não tem a ver com os protetores solares, mas não se esqueçam de ir bebendo muita água nos dias de maior calor.
     
     
    E vocês? Como fazem a escolha?
    Gostam destes posts mais informativos?

59 comentários:

  1. Confesso que é uma coisa que tenho de começar a usar
    mas adorei as tuas dicas como escolher o protetor certo
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o protetor solar é essencial.
      Obrigada. Beijinho.

      Eliminar
  2. Óptimo post. :) Eu uso sempre factor 50 pois queimo muito facilmente e mesmo assim se me descuido já fico queimada. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Sim, para quem fica facilmente queimado convém ter muita atenção.
      Beijinho.

      Eliminar
  3. É um indispensável para mim! Eu uso da Vichy e normalmente 50 para a cara em creme e 30 corpo em spray. Fico com sinais com facilidade por isso tem de andar sempre protegida XD
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não ando sem eles! Normalmente uso o 50 de verão. De inverno fico pelo 30.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Que boas dicas! Costumo usar o 30!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Eu escolho o protetor pelo FPS e pelo preço, no caso dos de corpo. Para o rosto, uso um da La Roche Posay que é toque seco e maravilhoso pra peles oleosas. Adorei o post repleto de informações! :D

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Para o rosto também tento sempre um de toque seco para manter a oleosidade controlada.
      Beijinho.

      Eliminar
  6. A protecção é super importante e as dicas que deste foram incríveis! Post super completo :p
    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE VERÃO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Também acho que nunca é demais relembrar.
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Ótimo post! Por norma uso sempre um protetor solar da Nivea de 15 ou 30 fps :D
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Para mim como sou super branquinha é sempre 50+.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até meio do Verão também é o que uso. Depois para o fim noto o que o 30 é suficiente.
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Podes crer!!! São aqueles aplicadores e os de boião que não acho nada, nada higiénicos. Credo :o
    Sim, eu entendo perfeitamente o que dizes, mas como farei, em breve, mais vídeos de recebidos, quis já estabelecer aquela clara evidência para que as pessoas não comecem a falar o que não devem. Sabes bem como isto funciona :P

    sou super branquinho mas bronzeio facilmente (sem ficar vermelho/escaldado) pelo que começo com o factor 20. A minha pele é muito seca e só funcionam bem os protetores solares que sejam mais pastosos. Os da Avéne nem pensar porque me fazem secar ainda mais a pele. Uso sempre ou da Nívea e da L'Oreal :D Ótimo post!

    NEW DECOR POST | 7 Steps to Let Your Closet Impeccable and Organized!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No corpo gosto muito da Biotherm e até os da Nívea. Já no rosto uso precisamente o da Avéne porque mantém a oleosidade controlada. Obrigada.
      Beijinho.

      Eliminar
  10. Eu uso sempre protetor factor 50+. ultimamente tenho usado da La Roche Posay e gosto!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também uso quase sempre fator 50+ de verão.
      Beijinho.

      Eliminar
  11. Este post é muito interessante, obrigada pelo bom conteúdo que colocaste nele! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Hello!
    I loved the post hehe.
    I followed your blog, would you follow me back?
    A hug <3.

    ResponderEliminar
  13. Ouvir falar muito mal dos da Nivea. Que não protegem nada dos raios ultravioleta!
    Mas Adoro protetor alguns tem um cherinho tão bom.
    Beijos


    anafernandes.ch

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tenho usado os protetores da Nivea no corpo e gosto bastante.
      Beijinho.

      Eliminar
  14. Adorei o post!

    Eu escolho o protector tendo por base a relação qualidade/preço, e tendo em mente que tenho pele mista e preciso de factor de protecção 50 ou 50+.

    Beijinhos

    https://aperfeicaoeummito.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Também gosto de um fator assim mais alto e no rosto tento um de toque seco.
      Beijinho.

      Eliminar
  15. este post foi me bastante precioso ! Obrigada :) eu como tenho a pele muito clara tenho sempre de ter o dobro do cuidado :)
    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  16. Eu escolho sempre fator 30, no mínimo, é importante protegermos a nossa pele
    www.styledays.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Também uso sempre uma proteção alta.
      Beijinho.

      Eliminar
  17. Eu não abro mão de protetor solar nem em dias nublados rs Adorei o post!

    www.vestindoideias.com

    ResponderEliminar
  18. Thanks for following - it's a pleasure for me that I already followed you back on bloglovin <3
    xx from Bavaria/Germany, Rena
    www.dressedwithsoul.com

    ResponderEliminar
  19. Bons conselhos e dicas :) Tenho de ir adquirir novos protectores solares
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Espero ter ajudado na escolha.
      Beijinho.

      Eliminar
  20. Para rosto tenho sempre em atenção de escolher um com proteção 50 por causa de uma cicatriz que tenho e no corpo 30/40 :)
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é importante dar ainda mais atenção a cicatrizes, sinais, manchas e outras imperfeições.
      Beijinho.

      Eliminar
  21. Gostei muito das dicas :) Eu utilizo sempre 50, tanto na cara como no corpo xD
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  22. Na cara uso sempre protetor solar! É essencial :)
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Eu por norma uso em todas as partes do corpo que andem expostas ao sol.
      Beijinho.

      Eliminar
  23. eu sou o completo oposto da pele normal eheheh tenho pele muito sensível e facilmente fico com reações alérgicas ate aos cheiros dos protectores
    beijinhos, Akira do Viver num t0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso o ideal é mesmo um da ISDIN. Costumam ser muito bons para peles com reações alérgicas.
      Beijinho.

      Eliminar
  24. Great post!

    You have a nice blog!

    Would you like to follow each other? Let me know on my blog with a comment! ;oD

    Have a great day!

    xoxo Jacqueline
    www.hokis1981.com

    ResponderEliminar
  25. Excellent post, I follow you :)
    Visit my blog if you want ♥

    Jana Lukic

    ResponderEliminar
  26. Obrigada por seguires, eu já segui o blog de volta!
    E amei este post super informativo, eu por acaso escolho sempre factor 50. Mesmo que já esteja super bronzeada . Nunca é demais.

    x-💖
    Blog
    Página FB
    Youtube
    Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Concordo plenamente, proteção solar nunca é demais.
      Beijinho.

      Eliminar
  27. É uma das coisas mais importantes e com a qual devemos ter imenso cuidado! Usar protecção solar!

    Só uso protector 50+, tanto no rosto como no corpo. Eu uso no rosto o da La Roche Posay ;)

    Beijinhos e boa semana <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais. Acho que é mesmo fundamental falar sobre o assunto o mais possível.
      Beijinho.

      Eliminar
  28. eu uso sempre o 50+ e acabo sempre branca no fim do verão! mas ou é assim ou acabo completamente vermelha e cheia de comichões ao fim do 1º dia de praia, portanto, que venha o 50+ :p

    ResponderEliminar