domingo, 9 de julho de 2017

// ACMA // - Receita de Sangria de Frutos Vermelhos

Não sei se já conhecem o grupo ACMA – A Cultura Mora Aqui, mas é um projeto giríssimo para blogs que de alguma forma queiram deixar um pouco de lado os temas ditos mais “fúteis” de moda, beleza, etc e fazer um post de cultura pelo menos de 2 em 2 meses.
Desta vez o tema é Festas, Festejos e Festividades e é nos dada total liberdade para escolha do assunto, sendo a única regra não falar de moda ou beleza.

Ora assim sendo, e tendo em conta que este é o meu primeiro post para o ACMA, resolvi começar com qualquer coisa simples. Trago uma receita de algo que nunca falta nas minhas festas e que é tão típico aqui pela península Ibérica. A Sangria!


Claro que a Sangria é quase como o Bacalhau, há 1001 maneiras de ser feita, com todo o tipo de frutas e todo o tipo de mistura de bebidas. E a minha vai mesmo variando a fruta conforme a época do ano. Agora de verão gosto de algo direcionado para os frutos vermelhos.

Ingredientes para um jarro de 2l:


1 garrafa de vinho tinto (por norma uso Alentejano, mas podem usar qualquer um)
1 garrafa (25 cl) de cidra de frutos vermelhos
1 copo pequeno de vinho do porto
2 colheres de sopa de açúcar amarelo (ou mais se usarem fruta mais ácida)
Casca de ¼ de limão
¼ de Maçã
¼ de Pera
¼ de Laranja
¼ de Pêssego
½ Ameixa
4 Morangos
5 Uvas
5 Cerejas
Mirtilos

Preparação:


Num jarro coloca-se o vinho tinto, a cidra e o vinho do porto bem frios. Corta-se a fruta depois de lavada em pedacinhos pequenos (nunca retiro a casca, apenas os caroços e grainhas, mas isso fica ao gosto de cada um). Junta-se a casca do limão que podem partir em pedacinhos ou em tiras maiores e o açúcar amarelo. O ideal é servir de imediato, mas caso não seja possível deve ser guardada no frigorífico até servir.
Claro que, como disse antes, podem usar praticamente todo o tipo de fruta e nas quantidades que quiserem, neste caso tento usar mais os frutos vermelhos. No caso da laranja nunca misturo com limão. Uso um em fruto e outro apenas a casca para não ficar demasiado ácido. Para quem gosta do sabor, pode-se também juntar um pouco de vodka preta e até um pau de canela.
Agora de verão é algo que nunca pode faltar nas festas e convívios de amigos, mas atenção que nada de ultrapassar um copo ou dois! Isto pode saber a um refresco doce mas tem imenso álcool.


E vocês, gostam de sangria?
Que bebidas costumam preparar para as festas?
Para saberem mais sobre o ACMA basta enviarem um email para acma.cultura@gmail.com

10 comentários:

  1. Não conhecia o grupo mas gostei da tua primeira participação! :) Eu sangria só mesmo tinta. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Olha nunca experimentei mas deve ser bom para quem gosta de álcool 💚

    Beijinhos ♥
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  3. Tenho de experimentar, sou uma enorme fã de sangria ahah!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de sangria! E essa receita parece muito boa!

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  5. Com os cuidados que tu tens, não me acredito que vá dar errado :P Depois diz-me o resultado!

    OMG eu adoro sangria ahahah e então no verão ainda mais :P
    De frutos vermelhos nunca provei :P

    NEW FASHION POST | TOP PRODUCTS to BUY on SALES and USE NEXT SEASON!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. Adoooro sangria de frutos vermelhos, mas prefiro com vinho branco :)

    ResponderEliminar
  7. Não aprecio muito álcool mas confesso que me perco por uma bela sangria e esta conquistou-me. Adorei a receita, bem do meu agrado, deve ser deliciosa!!!
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb ... de Carla Ramalho

    ResponderEliminar
  8. Não costumo beber mas de vez em quando um copinho de sangria sabe sempre bem :)

    Adriana, Arco Íris num Batom

    ResponderEliminar